Aluísio Lessa cobra recursos da União para construção de barragens na Mata Sul

O deputado Aluísio Lessa (PSB) foi à tribuna, na Reunião Plenária desta terça (30), relatar a visita que fez nessa segunda (29) aos municípios de Palmares, Água Preta e Barreiros (Mata Sul), localidades entre as mais afetadas pelas chuvas do último fim de semana. O parlamentar cobrou a retomada dos repasses federais para a construção de quatro barragens prometidas para a região, criticou a oferta de apoio apresentada pela União e elogiou o trabalho de atendimento às vítimas que vem sendo liderado pelo governador Paulo Câmara.

“Fui a essas áreas para prestar solidariedade e ‘encurtar as pontes’ entre os municípios e o Governo do Estado”, informou. Para o deputado, a Barragem de Serro Azul, em Palmares, foi responsável por diminuir os prejuízos que a chuva causaria à população local. “Tendo em vista que o volume das chuvas do último fim de semana foi 50% maior que o das precipitações de 2010, a destruição que veríamos agora seria ainda pior”, comparou. “Se não fosse Serro Azul, não se sabe o que iria acontecer com essas cidades”, acrescentou.

O socialista reconheceu que as condições enfrentadas pela população seriam menos críticas se as barragens de Gatos, em Lagoa dos Gatos; Panelas, em Cupira; Igarapeba, em São Benedito do Sul; e Barra de Guabiraba, no município de mesmo nome, estivessem em funcionamento, o que não aconteceu, devido à paralisação dos repasses prometidos pelo Governo Federal. “Infelizmente, o que foi pactuado pela União em 2010, após as últimas chuvas, não foi cumprido. Ao todo, o Governo Federal deixou de repassar R$ 383 milhões para as obras das quatro barragens”, contabilizou.

Lessa criticou, ainda, a proposta feita pelo presidente Michel Temer para dar continuidade às obras paradas. “Foi sugerido que o Governo de Pernambuco utilizasse R$ 600 milhões do empréstimo contraído com o BNDES – destinado a obras hídricas, de mobilidade e de conclusão do Presídio de Itaquitinga – nas barragens”, explicou. “É preciso que esta Casa e a bancada federal de Pernambuco façam pressão em Brasília para que esse dinheiro seja direcionado às ações inicialmente previstas no projeto aprovado pela Assembleia”, alegou.

 

Foto: Henrique Genecy/Alepe

*Com informações da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *