Amigos unidos pelo esporte

Foto: Hesíodo Góes

O esporte é capaz de transformar vidas. De mudar realidades. Por meio da prática esportiva, crianças e adolescentes aprendem o que é disciplina, respeito, cuidado e companheirismo. Aprendem também valores para toda a vida. Passam a enxergar o mundo e as pessoas de outra forma. Se transformam em verdadeiros cidadãos, líderes, educados e prontos para viverem em períodos tranquilos e em tempos difíceis, sem perder a esperança e a garra para dar a volta por cima. Para muitos, o esporte é a possibilidade de dias melhores, de mudança de vida, de transformação social. Ele liberta, inclui e cria referências positivas para toda uma sociedade.

Mas, durante esta jornada da vida esportiva, é necessário que o futuro atleta tenha o apoio necessário para se manter focado nos treinos e nos sonhos. Muito deste apoio se encontra na fortaleza do lar. São os pais os maiores incentivadores em todos os momentos da vida. Porém, mesmo com todo o alicerce emocional, muitos deles esbarram na necessidade financeira. Craques dos gramados, das quadras, das piscinas, dos tatames e de tantos outros esportes se perderam no caminho porque não conseguiram o mínimo de patrocínio para transporte, compra de material ou outras despesas necessárias para o dia a dia de qualquer atleta.

Tenho acompanhado a situação dos pernambucanos e posso afirmar que esta realidade também é nossa. Temos adolescentes com um potencial altíssimo, que mesmo com pouca idade já demonstram que estão no caminho certo para conquistar títulos e se tornarem grandes cidadãos. O Governo de Pernambuco já promove programas de incentivo, como Time PE, Bolsa Atleta, Passaporte Esportivo e Ganhe o Mundo Esportivo, que juntos já beneficiaram centenas atletas de todo o Estado, desde 2015,  mas a demanda é muito maior. Pensando neles, o governador Paulo Câmara nos deu a missão de conseguir uma solução para atender ao máximo de futuros campeões. Em parceria com o Grupo Lide, do presidente Drayton Nejain, e a Prefeitura do Recife, criamos o Programa Amigos do Esporte. A meta é conseguir empresas interessadas em patrocinar pelo menos 70 atletas com o valor de R$ 1 mil por mês durante 12 meses.

No lançamento do programa, realizado durante jantar do Grupo Lide, que contou com a presença do prefeito Geraldo Júlio, um dos entusiastas do Amigos do Esporte, e do empresário João Paulo Diniz, ex-atleta e empresário de sucesso, 46 instituições privadas decidiram apoiar 56 atletas. Em uma única ação, o poder público captou R$ 672 mil e garantiu um ano mais tranquilo para o paratleta de Pesqueira, Jeohsah Beserra, de 17 anos, que nas últimas temporadas tem apresentado resultados surpreendentes e agora tem tudo para despontar de vez e garantir ainda mais medalhas. Serão 12 meses de foco total para a garanhunhense Denise da Silva, de 18 anos, nas pistas do atletismo. De lutas com concentração exclusiva no oponente para Rogeres Vinícius de Souza, de 16 anos, no Hapikido. E para mais 53 agraciados, por enquanto.

O Amigos do Esporte é a prova concreta que juntos podemos fazer mais pelo desenvolvimento do adolescente no esporte e, principalmente, na formação do ser humano. Juntos, podemos criar uma rede de empresas que apostam no esporte como uma das formas de mudança na nossa sociedade. A intenção é, até o final deste semestre, chegar a números ainda mais elevados, com mais atletas recebendo patrocínio.

Mas toda esta ação não poderia ter se tornado realidade se os empresários não tivessem acreditado no projeto. Obrigado a todos aqueles que viram o esporte como uma ferramenta de transformação, proporcionando condições para que os atletas pernambucanos tenham a possibilidade de se desenvolver e continuar a sonhar. O mais importante é que estamos trabalhando para contribuirmos na formação de campeões, de novos ídolos, e também de pessoas disciplinadas, corretas, educadas e que sabem viver de forma pacífica e em sociedade. Está formada a nova rede do bem em favor do esporte pernambucano.

POR FELIPE CARRERAS – Deputado federal licenciado e Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco

*Artigo publicado originalmente no Diário de Pernambuco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *