Sileno: “O PSB foi o partido que mais cresceu na Alepe”

ENTREVISTA

SIleno Guedes, presidente estadual do PSB de Pernambuco e pré-candidato a deputado estadual

Considerado uma das lideranças políticas cruciais do PSB em Pernambuco, o presidente estadual da sigla, Sileno Guedes, está entusiasmado com o crescimento do partido nessas eleições. “Estamos muito animados com o tamanho do PSB”, disse Sileno, que fala também de sua experiência na Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e no apoio de Lula. Confira:

 

Qual a expectativa para as eleições proporcionais do PSB em Pernambuco em 2022?

Estamos muito animados com o tamanho do PSB para as próximas eleições. Vários parlamentares e lideranças que filiamos na última janela partidária vieram para o partido por enxergarem aqui reais condições de ter êxito em outubro. O PSB foi o partido que mais cresceu na Assembleia Legislativa, contando, depois dessas arrumações mais recentes, com 15 deputados estaduais, quatro deles recém-chegados, alguns, inclusive, de partidos que estavam na oposição. Digo que não se trata apenas do amplo reconhecimento do meio político sobre a força do PSB, mas, sobretudo, da visão de que o PSB é um partido que sabe reunir quadros de extrema qualidade e que efetivamente estão contribuindo para transformar o nosso estado. O PSB tem uma identidade, uma organicidade, com pessoas que militam nele há 20, 30 anos, mas também sabe acolher muito bem outros nomes que vêm fazendo um bom trabalho pelo povo. É o resultado desse conjunto de articulações políticas, dessa união pelo bem de Pernambuco, que vamos mostrar ao eleitor, chegando com força nas eleições de outubro.

 

Nos últimos anos, o senhor teve grande atuação nas pautas relacionadas à assistência social. Agora que o senhor deixou a secretaria para disputar as eleições, o que gostaria de destacar na sua atuação sobre esse setor?

A passagem pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude foi, sem dúvida, muito importante na minha vida pública. Eu já havia trabalhado lá na década de 90, como secretário adjunto, no terceiro governo de doutor Arraes. É uma secretaria que dialoga diretamente com o povo mais sofrido. O governador Paulo Câmara teve a decisão política de criar o 13º do Bolsa Família, o maior programa estadual de transferência de renda e que é coordenado por essa secretaria. Mais de um milhão de famílias receberam uma parcela extra do benefício. Foram pagos quase R$ 500 milhões nos últimos três anos. E também avançamos muito com outras iniciativas, como o cofinanciamento de cozinhas comunitárias, o Benefício Continuado PE Protege para órfãos da pandemia, o PE Livre Acesso Intermunicipal para pessoas com deficiência, entre tantas outras pautas importantes e necessárias para a população. Posso dizer que foram três anos muito intensos e de avanços históricos para os segmentos sociais, para a assistência social, que são bandeiras que vou levar não só na política, mas na minha vida.

 

A Frente Popular tem partidos que têm candidatos presidenciais diferentes, como o PDT, com Ciro Gomes, e o Republicanos, que tem Bolsonaro. Além dos partidos que podem se manter neutros, como o PSD. Como mostrar ao eleitor que o candidato presidencial do PSB é Lula?

Eu acho que não resta dúvida para o eleitor que o candidato de Lula para o Governo de Pernambuco é Danilo Cabral. Eduardo Campos governou quando Lula era presidente da República e todo mundo se lembra de como aquele foi um período feliz para Pernambuco e para o Brasil. Em 2018, o governador Paulo Câmara recebeu o apoio de Lula, que foi impedido de disputar, e seguimos com apoio de Fernando Haddad, sendo mais uma vez vitoriosos aqui no estado. Ou seja, é uma aliança que não vem de hoje. É uma aliança histórica e que vem garantindo um governo voltado para o povo. A união de Danilo e Lula tem muita nitidez, independentemente das relações que outros partidos da Frente Popular possam ter com outros pré-candidatos à Presidência no nível nacional. A união de Danilo e Lula honra um percurso histórico que a população de Pernambuco já conhece e aprovou nas urnas. Quem tem a preocupação de tentar enganar os eleitores e fabricar um suposto apoio de Lula é outra candidatura.

 

O senhor avalia que o cenário nacional, com a popularidade que Lula tem em Pernambuco, pode contribuir para o sucesso das candidaturas do PSB?

Lula representa muito para Pernambuco, assim como Arraes e Eduardo representam. O povo sabe reconhecer isso. Não à toa, o povo já deu sucessivas vitórias a esse projeto político, que efetivamente mudou nosso estado para melhor. As pessoas que criticam as gestões do PSB, o pessoal da turma de Bolsonaro, uns assumidamente, outros tentando escondê-lo, mentem para os eleitores quando tentam esconder o desastre que é a gestão federal. Tentam esconder a volta do Brasil para o Mapa da Fome. Tentam esconder as pessoas disputando comida em caminhão de lixo. Tentam esconder que as mais de 600 mil mortes na pandemia tiveram grande contribuição de um governo omisso e negacionista. Enquanto isso, em Pernambuco, tivemos uma gestão que manteve o cuidado com a área social, a única do Brasil que pagou uma parcela extra do Bolsa Família, um governo que manteve o equilíbrio fiscal, que pagou o funcionalismo público em dia e que, no cuidado com a pandemia, teve a segunda menor taxa de mortalidade do Brasil. O governo do PSB em Pernambuco é um governo que cuida das pessoas. Então, acredito, sim, que o povo vai comparar esses dois projetos – o da turma de Bolsonaaro e o da frente ampla que vai apoiar Lula e Danilo. Quem estiver com Lula e Danilo vai estar representando um projeto que o povo conhece, aprova e que vai ter sucesso nas próximas eleições.

 

Entrevista publicada no jornal Folha de Pernambuco em 09/05/2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *