“Eu tenho candidato a governador em Pernambuco: Danilo Cabral”, afirma Lula

“Eu vim aqui pra dizer uma frase: eu tenho candidato a governador em Pernambuco, o companheiro Danilo Cabral”, afirmou o ex-presidente Luiz  Inácio Lula da Silva (PT) no início de seu discurso, nesta quarta-feira (20), em ato público de pré-campanha em sua cidade natal, Garanhuns (PE).

Além de Lula e Danilo, estavam presentes no ato o pré-candidato a vice na chapa presidencial, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), a vice Luciana Santos (PCdoB), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a pré-candidata ao Senado Teresa Leitão (PT).

Lula reforçou o acordo firmado entre seu partido e o PSB. “O PT tem um compromisso nacional com o PSB, quero cumprir o compromisso com o PSB e quero que o PSB cumpra com o PT. Se a gente não fizer assim, não criamos paz para construir uma coalizão capaz de ensinar a sociedade brasileira a conviver democraticamente na diversidade”, explicou.

O ex-presidente relembrou aos pernambucanos presentes as melhorias que levou ao Nordeste durante seu governo. “O povo pobre não pode ser pobre a vida inteira. Tenho orgulho de dizer que fui o presidente que mais trouxe universidades e escolas técnicas pra cá. O nordeste só aparecia no jornal como a região com maior número de analfabetos, maior evasão escolar, região com menos doutores do Brasil, menos mestres, mais mortalidade infantil. Nós mudamos isso”, discursou.

Para finalizar, o presidenciável assumiu um compromisso com os eleitores e afirmou que o presidente da república, Jair Bolsonaro (PL), ataca o sistema eleitoral brasileiro por ter medo do voto do trabalhador.

“Esse país vai voltar a crescer, nós vamos abrasileirar o preço da gasolina, não vamos mais pagar em dólar. O povo brasileiro vai voltar a comer três vezes por dia, o povo pobre vai ter universidade, não vai mais ter garimpo invadido, não veremos mais essa quantidade de desmatamento, esse país pode ser civilizado de novo”, afirmou.

O pré-candidato a vice-presidente na chapa de Lula, Geraldo Alckmin, criticou Bolsonaro: “Ele não sabe governar, ele gosta do poder e de armas, não gosta do povo”.

O ex-governador reforçou a importância de Pernambuco para Lula, “Guaranhuns e Pernambuco não saíram do coração de Lula, essa cidade deu ao Brasil um estadista que não é fruto da herança política, nem de fortuna pessoal, mas da luta do povo”, e homenageou o falecido colega Eduardo Campos (PSB).

“Governador como eu, Campos sempre repetia que não podemos desistir do Brasil, política é esperança, por isso afirmo que Danilo Cabral traz esperança, com sua experiência no Executivo, no Legislativo e leva sua mensagem de forma democrática, ele conquista com argumentos, vamos juntos!”, finalizou.

Danilo comentou sobre a fragilidade democrática que o país vive e afirmou que todos os presentes no evento de hoje querem “defender o respeito aos diferentes, a liberdade de expressarem sua opinião e a necessidade de defender a democracia”.

“Não existe democracia quando temos a essa hora do dia 40 milhões de brasileiros sem saber o que vão comer, não há democracia quando muitas mulheres estão sendo vítimas só pela condição de ser mulher, não existe democracia quando 20, 30 milhões de brasileiros não tem emprego pra viver com dignidade, não existe democracia quando os povos indígenas não são respeitados, não existe democracia quando a imprensa é atacada”, expôs Danilo.

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco afirmou que o time da Frente Popular mudou a vida dos pernambucanos. “Aqui não tem ajuntamento de projetos pessoais, aqui tem projeto político, tem um time que tá entrando em campo com história. Temos consciência do projeto político. Estou preparado para ser o governador de Pernambuco”, finalizou Danilo.

Para o prefeito do Recife, João Campos, a aliança entre Lula e Eduardo Campos permitiu que Pernambuco vivesse “seu melhor momento” no período em que o petista foi presidente do país e o líder do PSB governou o Estado. “Meu pai, Eduardo Campos, dizia que o Nordeste era visto por muitos como o problema do Brasil. Ele dizia, e nós vamos reafirmar isso, o Nordeste é parte da solução do Brasil e é daqui que vai sair essa vitória”, destacou.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, disse que o Brasil vai saber dar a resposta nas urnas “para voltar a ser feliz”. “Infelizmente, o país foi contaminado pelo ódio e pela intolerância. Lula e Alckmin representam o que a gente quer para o futuro, que é unidade do país em favor do nosso povo, da geração de emprego e renda e da qualidade de vida”, afirmou.
Antes do evento, Lula esteve em Caetés, onde visitou uma réplica da casa onde nasceu. Na época, o município não existia. Só depois se separaria de Garanhuns. Os pré-candidatos a presidentes e vice também visitaram no final do dia a cidade de Serra Talhada, no interior pernambucano, onde participaram de um ato público. Nesta quinta-feira terão agenda em Recife.
20/07/2022 – Assessoria de Comunicação do PSB
Imagens: Felipe Ribeiro e Wesley D’Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *