Tivemos um governador que cuidou do estado, por Rodrigo Novaes

Rodrigo Novaes, deputado estadual (PSB-PE)

Os últimos 8 anos foram de muitos desafios. As circunstâncias tornaram a caminhada difícil. Pernambuco ao longo dos anos tinha crescido muito, o que permitiu que tivéssemos muitas entregas, principalmente, na área da saúde, educação, segurança pública. Mas logo nos anos seguintes, o Brasil passou a acumular PIB negativo dois anos seguidos. Pernambuco, que crescia 7% ao ano, passou a sofrer drasticamente com a redução.

No campo político, nesse instante, o Brasil acompanhava o impedimento da presidente Dilma, que revirou o país. Vem Temer presidente. Depois dele, Bolsonaro. Enquanto isso, seca no semiárido, enchentes na zona da mata, óleo nas praias, greve de caminhoneiros e pandemia. Situação difícil agravada por grave crise econômica que acompanhou esse cenário.

Normalmente, em momentos como esses, políticos passam a aparecer mais, prometer o que não cumprem; buscam ações que denotem notoriedade em busca de fortalecimento político. Aqui não se via pose para foto com colete bonito melado de lama, nem discursos inflamados. Sem apego, sem vaidades, Paulo Camara não é afeito a flores e elogios. Tivemos um governador que talvez não tenha cuidado, como se costuma, de sua imagem política, mas cuidou de Pernambuco com responsabilidade de quem ama.

Decisões restritivas difíceis que foram tomadas no período da pandemia visaram salvar vidas. Não se pensou em outra coisa! Nem política, nem eleições. Foi feito o que especialistas indicavam que era o certo. Esse governo fez o certo! O que devia e podia ser feito, sem firula, com a razão.

Paulo Câmara contrariou comportamento natural conhecido de políticos convencionais e governou com seriedade e ao lado da verdade. A história haverá de contar sobre o governador que esteve à frente do estado diante dos piores momentos, e do quanto sua postura séria e comprometida foi importante para os dias que virão.

A sensação é de que todos deveriam conhecer Paulo – como quem está ao seu lado conhece. Saberiam admirar e agradecer por sua força, simplicidade e trabalho. Parabéns, governador. Muito obrigado!

Artigo publicado na Folha de Pernambuco em 31/12/2022

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *