Francismar Pontes

Nome: Francismar Mendes Pontes
Aniversário: 26/07
Profissão: Médico
E-mail: francismar_pontes@alepe.pe.gov.br
Telefone: (81) 3183-2209

Com uma carreira profissional de mais de 30 anos dedicada a cuidar da saúde das pessoas, Francismar Pontes exerce seu oitavo mandato parlamentar, e assume o posto de segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Foi eleito vereador da cidade do Recife por quatro vezes, entre 1996 e 2008. Em 2010, elegeu-se deputado estadual pela primeira vez, sendo reeleito em 2014, 2018 e 2022.

O seu trabalho assume papel de destaque na área da saúde e da cidadania. Através do apoio a projetos sociais e do repasse de emendas parlamentares, Francismar Pontes possibilitou a reforma e a compra de equipamentos para hospitais filantrópicos, bem como a construção das UPAs do Córrego do Jenipapo e da Bomba do Hemetério e o combate à Covid-19.

Na área de infraestrutura, Francismar Pontes viabilizou a realização de obras significativas para as comunidades da Zona Norte do Recife, Região Metropolitana e diversas outras cidades pernambucanas. Entre elas, destacam-se a pavimentação da Estrada dos Macacos, na Vila Aritana, e os asfaltamentos das comunidades do Burity, Alto do Mandu, Alto do Resplendor, Alto do Maracanã, Sítio Grande, entre outras localidades da Zona Norte. Em Pernambuco, o parlamentar também destinou emendas para a realização de obras estruturais nas cidades de Paulista, Paudalho e Camaragibe.

Francismar Pontes é graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco e em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, com especialização em Cardiologia. Francismar é filho de Francisco das Chagas Pontes e Nazi Mendes Pontes e é natural de Chapadinha (MA), onde viveu sua infância. Por incentivo dos pais, foi morar em São Luís para estudar. Após um período na capital maranhense, mudou-se para o Recife, onde cursou o segundo grau no Colégio Salesiano. Casou-se, em 1986, com Avany Câmara Oliveira Pontes e é pai de João Rafael e Felipe Francismar, este, atualmente, vereador do Recife.

Trabalhar junto à população carente e sentir suas necessidades fez despertar a maior de suas vocações, servir ao povo. Francismar Pontes construiu uma sólida carreira, dedicando-se à filantropia na área da saúde, através da ONG Núcleo de Apoio ao Cidadão – NIAC 1000, no Recife, e do Projeto Saúde nos Bairros, que promove ambulatórios móveis em diversos municípios pernambucanos.