Sileno Guedes

Nome: Sileno Sousa Guedes
Profissão: Servidor público estadual
Aniversário: 07/06
Telefone: (81) 3183.2207/2057
E-mail: sileno.guedes@alepe.pe.gov.br

Sileno Guedes é economista e servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) desde 1990, foi eleito presidente do Diretório Estadual da legenda em Pernambuco pela primeira vez em 2011, cargo no qual se mantém atuando. Também é membro titular do Diretório Nacional do PSB.

Em sua trajetória política, ocupou funções nas gestões do ex-governador Miguel Arraes – como secretário adjunto de Trabalho e Ação Social –, do ex-governador Eduardo Campos – como secretário de Relações Institucionais e de Articulação Social e Regional – e do ex-governador Paulo Câmara – como secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

Sileno Guedes foi vereador do Recife entre 1997 e 2002. Ainda exerceu as funções de secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Recife, superintendente do Metrorec e presidente do Porto do Recife, tendo sido responsável pelo início do processo de revitalização da área portuária não operacional – Projeto Porto Novo.

Em 2013, assumiu a Secretaria de Governo e Participação Social da Prefeitura do Recife, marcando sua gestão pelo amplo diálogo com os movimentos sociais e lideranças comunitárias.

Como secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, entre 2019 e 2022, comandou, ao lado do governador Paulo Câmara, projetos importantes na área social, como o 13º do Bolsa Família, a retomada do PE Conduz, o Tá na Mesa PE, entre outras ações.

Em outubro de 2022, com mais de 43 mil votos, elegeu-se para seu primeiro mandato como deputado estadual, pelo PSB, para atuar na 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Entre as principais pautas de sua atuação parlamentar, está a assistência social, a defesa dos segmentos sociais, a garantia da participação popular nos espaços da política e do poder e a busca pelo fortalecimento da cultura popular.

Sileno é o líder da maior bancada da Alepe – a do PSB, com 12 deputadas e deputados estaduais. Situando-se no campo de oposição ao atual governo estadual, o parlamentar tem concentrado seu trabalho na defesa da manutenção e do fortalecimento de programas da área social, visando a garantir o pleno funcionamento da rede de proteção, em especial, aquela voltada às pessoas em situação de vulnerabilidade social.