Simone Santana

  • Nome: Simone Alice de Oliveira Santana
  • Aniversário: 09/12
  • Profissão: Médica pediatra
  • E-mail: simone.santana@alepe.pe.gov.br
  • Telefone: (81) 3183-2189/2289

Conheça como foi o ingresso da deputada estadual Simone Santana no PSB e sua biografia: 

Simone Santana é uma médica pediatra e servidora pública licenciada que exerce hoje seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Coordena a Frente Parlamentar da Primeira Infância e preside a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais pilares de atuação, destacam-se a defesa das mulheres, da infância, da saúde e do meio ambiente.

Motivou-se a concorrer ao cargo de deputada estadual pela primeira vez após experiência à frente do Programa Mãe Coruja do Ipojuca, em 2013, quando teve contato direto com a implementação de políticas públicas para as mulheres e seus filhos. Nas eleições de 2014, foi eleita com 73.178 votos, sendo a quinta deputada estadual mais votada de Pernambuco naquele pleito.

Na Alepe, foi eleita presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher para o biênio 2015/2016, função para a qual foi reconduzida posteriormente para os anos de 2017 e 2018. À frente do colegiado, a parlamentar foi responsável pela criação de iniciativas como a Ação Formativa Mulheres na Tribuna – Adalgisa Cavalcanti e Comissão Itinerante da Mulher.

Em 2016, criou a Frente Parlamentar da Primeira Infância, da qual é coordenadora até o presente momento. Por meio deste espaço, a deputada lançou o Conselho de Crianças de Pernambuco e a Análise da Situação dos Direitos da Primeira Infância em Pernambuco.

Em 2019, após tomar posse para o segundo mandato, foi eleita vice-presidente da Alepe, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo no Legislativo estadual. Em 11 de setembro de 2019, entrou para a história ao se tornar a primeira mulher a assumir a presidência da Alepe.

Durante a pandemia do coronavírus, destinou todas as suas emendas parlamentares para a saúde e foi autora da Lei nº 16.918/2020, que torna obrigatório o uso de máscara em locais públicos ou de uso coletivo em Pernambuco.