Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), João Henrique de Andrade Lima Campos, eleito com 27 anos, é o prefeito mais jovem da história do Recife e também o mais jovem entre as capitais do Brasil.

João Campos começou sua atividade política como militante do PSB. Nas eleições de 2014, rodou todo o Estado de Pernambuco na rede de apoio que elegeu o governador Paulo Câmara e foi eleito Secretário de Organização do Partido.

Em 2016, passou a ocupar a Chefia de Gabinete do Governo de Pernambuco, onde participou da articulação de ações importantes, como a redução de jornada de trabalho para servidores estaduais responsáveis por pessoas com deficiência.

Em 2018, foi o deputado federal mais votado da história de Pernambuco, o mais votado do Nordeste e quinto mais votado do Brasil.

Exerceu um mandato de destaque na Câmara dos Deputados, sendo o  criador e relator da CPI do Óleo, coordenador da Comissão Externa de Acompanhamento dos Trabalhos do MEC e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Renda Básica.

Também foi vice-líder do PSB na Câmara e membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Em 2020, foi eleito pela Frente Popular do Recife – grupo político de Pelópidas da Silveira, Miguel Arraes e Eduardo Campos  – prefeito da cidade.