Aline Mariano é natural de Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco. Filha de Antônio Mariano (ex-vereador, prefeito e deputado estadual por quatro mandatos) e Aldenice, vem de uma família de quatro filhos. Nascida em berço político é apaixonada pelos desafios da vida pública, foi atraída pelos movimentos sociais e embates políticos.
Ainda na adolescência, ingressou nas discussões político-partidárias, sendo a primeira experiência de sua carreira política a eleição municipal de 2000, quando foi eleita, na cidade natal, a vereadora mais votada da história do município. À época, com apenas 24 anos, assumiu o seu primeiro mandato.
Na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, no governo Jarbas Vasconcelos, pôde desenvolver diversas atividades na área. Também fez parte da Secretaria Estadual de Justiça, no mesmo governo.
Em 2005, foi convidada a integrar a Secretaria Estadual de Saúde, onde foi gestora de Atenção à Saúde da Mulher – época em que fortaleceu as políticas públicas voltadas ao gênero. Foi uma das fundadoras e idealizadora do Núcleo Integrado de Segurança e Atenção às Mulheres Vítimas de Violência (NISAM).
Em 2008, Aline Mariano foi eleita vereadora do Recife, sendo reeleita em 2012. Em 2014, recebeu o Prêmio Tacaruna Mulher, pelo destaque em Política, Economia e Negócios, além do Prêmio Dom Helder/Comitê da Cidadania em reconhecimento ao seu trabalho na área social.
Em março de 2015, foi convidada pelo prefeito Geraldo Julio para assumir a Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (SECOD) da Prefeitura do Recife, a primeira pasta dedicada exclusivamente à política sobre drogas. À frente da SECOD, como vereadora licenciada, Aline Mariano se dedicou a promover atenção, cuidados e prevenção às pessoas usuárias de drogas e/ou que estejam em situação de vulnerabilidade social.
Em abril de 2016, foi legitimada pela terceira vez nas urnas e escolhida para ser a líder do Governo na Câmara. A partir de 2021, na suplência, assumiu o mandato, por duas vezes, em substituição à vereadora Andreza Romero, licenciada do cargo, primeiro pelo PP e, em maio de 2024, pelo PSB, partido no qual ingressou para disputar mais um mandato na Câmara Municipal nas eleições de 2024.