Romerinho Jatobá

Nome: Romerinho Jatobá
Aniversário: 4 de outubro
Telefone: (81) 3301.1360
E-mail: verromerinhojatoba@gmail.com

Romero Jatobá Cavalcanti Neto nasceu no Recife, no dia 4 de outubro de 1986. Sua trajetória política começou no executivo estadual, atuando na Secretaria Especial de Juventude e Emprego de Pernambuco.

Em 2011 assumiu a vice-presidência da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur). No ano seguinte, disputou o primeiro mandato, obtendo 5.403 votos e ficando na primeira suplência.

Assumiu uma cadeira na Câmara Municipal ainda em 2013. Foi membro efetivo da Comissão de Legislação e Justiça, permanecendo no parlamento até 2014, quando foi convidado pelo então prefeito Geraldo Julio para o cargo de Secretário de Habitação do Recife. No comando da pasta, entregou obras e projetos para garantir moradia à população de baixa renda.

Em 2016, disputou o segundo mandato, conquistando 9.088 votos. Foi membro efetivo da comissão de Políticas Públicas da Juventude, desenvolvendo ações que valorizam o esporte e a cultura como ferramentas integradoras, além do foco na qualificação profissional. Em 2019, foi escolhido pelos vereadores para o cargo de primeiro secretário, um dos mais importantes da Câmara. Foi o vereador mais novo da história da Casa a ocupar o posto, até então.

Em 2020 disputou seu terceiro mandato, alcançando 11.500 votos, sendo o mais bem colocado do partido na capital.

No início de 2021 assumiu a presidência do Legislativo Municipal, também como o vereador mais jovem da história a ocupar o cargo. Ao longo de sua trajetória na Câmara, apresentou mais de 640 requerimentos nas áreas de mobilidade, saúde, educação, saneamento básico, turismo e, principalmente, na melhoria da infraestrutura da cidade.

Elaborou diversos projetos de lei. Entre as sancionadas, está a Lei 18.182, que obriga as farmácias e drogarias da cidade do Recife a manterem uma lista de medicamentos genéricos em caracteres em braille à disposição das pessoas com deficiência visual.

Neste novo mandato e como presidente da Casa José Mariano, Romerinho tem o desafio de conduzir os trabalhos na retomada econômica, além de dinamizar a modernização dos processos.