Prefeitura do Recife lança novo Portal da Transparência

Com o nome Transparência Recife, o prefeito João Campos (PSB) lançou o novo portal de informações para monitoramentos dos gastos públicos. A plataforma traz agora uma identidade visual diferente, moderna, com layout, marca e cores atualizadas, além de propiciar mais facilidade, acessibilidade e interatividade aos usuários.

“A gente está aqui na Prefeitura fazendo o lançamento do novo Portal da Transparência do Recife, que chega com nova cara, com mais facilidade, mais acessibilidade e agora com o nome de Transparência Recife. A gente quer cada vez mais trazer a participação do cidadão de maneira ativa, acompanhando, fiscalizando, cobrando e participando da transformação aqui no Recife”, disse o socialista.

Criado em abril de 2013, o site já ultrapassou a marca de 4,7 milhões de páginas visualizadas e vem se consolidando como referência no país na divulgação dos dados públicos. A ferramenta é gerida pela Controladoria-Geral do Município (CGM).

“Nessa nova configuração a gente tem até assistente virtual, a Tina, para ajudar em todas as dúvidas. Nas trilhas do portal é possível acessar e ver a área de interesse. A ideia é que em dois cliques se chegue a qualquer informação. Afinal de contas, dinheiro público pertence à nossa cidade, pertence a todos que moram no Recife e que fazem a nossa cidade. A participação ativa do cidadão é o diferencial para a gente entregar sempre com muita qualidade”, explicou o prefeito.

Entre as novas funções, os botões foram melhor distribuídos, de forma a facilitar a busca pelas consultas mais frequentes, a exemplo das receitas, despesas, dados sobre os servidores, regularidade municipal e dados da gestão, entre outros.

Na página principal do portal, além das consultas disponíveis, é possível ver as últimas notícias sobre temas que envolvem a Transparência, participar de enquetes, fazer pedidos de acesso à informação, consultar a legislação pertinente e muitas outras funcionalidades.

Além dessas mudanças, o Portal da Transparência do Recife também conta agora com um chat automatizado e que ganhou uma identidade visual no novo layout. A “Tina” (Transparência e Inteligência na Administração), a atendente virtual do chat, ganhou um avatar para aproximar, ainda mais, o leitor.

Tina “atende” virtualmente 24h por dia, mas a equipe do Portal está à disposição para atender às solicitações em caso de dúvidas específicas quanto à navegação durante o horário do expediente. O canal tem como objetivo ajudar e tirar dúvidas sobre a navegação do Portal da Transparência e facilitar o acesso às principais consultas.

Ano passado, o portal recebeu da Escala Brasil Transparente um prêmio da Controladoria-Geral da União (CGU) de nota máxima. Em 2021, foi premiado também pela Open Knowledge Brasil (OKBR) pela transparência sobre os dados da Covid-19, ficando em 2º lugar no Brasil.

27/04/2022 – Assessoria de Comunicação/PSB Nacional, com informações da Prefeitura do Recife

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *