Para zerar a fila de creche, Recife propõe a criação de nove mil vagas na educação infantil

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), encaminhou um Projeto de Lei à Câmara Municipal que propõe a construção de 40 novas creches, criando cerca de 9 mil novas vagas na rede de educação infantil do município. Essa iniciativa vai contribuir para zerar a fila de vagas de creche na cidade.

As novas creches-escolas irão atender, em período integral, crianças com idades entre 0 e 5 anos, sendo 5,4 mil vagas de creche e 3,6 mil vagas de pré-escola. As unidades terão prédios modernos, com salas climatizadas e toda estrutura para o maior desenvolvimento das atividades envolvendo as crianças e os profissionais da rede pública de ensino do Recife.

A mensagem, que será apreciada pelos integrantes do Legislativo, visa autorizar a contratação de Parceria Público-Privada (PPP) para edificação, manutenção e operação de serviços não educacionais de novas creches. Todas as atividades pedagógicas serão realizadas pela administração do município, como já ocorre atualmente. O prazo de concessão e dos serviços da PPP previsto é de 25 anos.

Desde 2021, por exemplo, já foram entregues à população um total de 3.200 novas vagas de creches e cerca de 2.000 de pré-escola. A meta principal é garantir 7 mil novas vagas de creches até o final de 2024. Além disso, ainda existe a expectativa da criação de novos 1.600 postos de trabalhos, com a contratação de professores e outros profissionais da educação.

“Estamos dando um passo importante e histórico para a educação. Com muito orgulho, seremos uma capital brasileira que vai zerar o déficit de vagas de creche no Recife. Vamos construir até 40 novas unidades, gerando 9 mil vagas através de uma PPP, uma Parceria Público-Privada. É importante esclarecer que a educação não será privatizada, todos os professores e trabalhadores da educação serão servidores públicos, a construção do prédio, a manutenção, a segurança e a limpeza serão ofertadas pela iniciativa privada, como já é feito. Agora, teremos um contrato que vai dar uma segurança a longo prazo, fazendo com que o produto a ser entregue seja de alta qualidade”, ressaltou o prefeito João Campos.

“Toda essa criação de vagas de creche é um passo muito ousado, talvez o mais ousado que a nossa cidade já deu, mas estamos aqui para mostrar que é possível”, esclareceu.

Infância na Creche

A iniciativa é mais um eixo importante do Programa Infância na Creche, que visa ampliar o número de vagas de creche nas unidades infantis do Recife. Para isso já foram construídas e implantadas novas creches, além da ampliação de unidades já existentes. Outra estratégia adotada pela Prefeitura para ampliar o número de vagas em creche é a parceria com creches credenciadas, que passam a operar na rede pública municipal e a ofertar integralmente vagas para o ensino público, possibilitando o atendimento de um maior número de crianças.

20/06/2023 – Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Prefeitura do Recife

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *